quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Britânicos buscam pedido de desculpas a Alan Turing




Uma campanha está sendo feita no Reino Unido para limpar o nome do matemático Alan Turing, exigindo que o governo reabilite a memória do matemático e peça desculpas por te-lo submetido a um tratamento para curar sua homossexualidade que acabou o levando ao suicídio nos anos 50.

Turing é considerado o pai da computação e da inteligência artificial. Foi ele quem conseguiu decifrar o código da máquina de criptografia Enigma, usada pelos alemães na 2 Guerra para envio de mensagens codificadas. Graças a isso foi possível derrotar os nazistas na guerra.

Em 1952, Alan Turing foi condenado por ser gay, um crime na época. A alternativa à prisão era passar por um processo de castração química com aplicações de estrogênio - o que lhe causou deformações e acabou com sua carreira.

O homem que salvou o mundo dos nazistas foi encontrado morto em 1954, após comer uma maçã envenenada, caso que foi considerado suicídio.

Turing desenvolveu um teste para determinar se um computador é ou não inteligente. Numa das versões do Turing Test, um juiz conversa com dois humanos e um computador, todos tentando parecer humanos, se o juiz não for capaz de identificar qual dos participantes é o computador, diz-se que o computador passou no Turing Test.



Um tipo de Turing Test ao contrário (feito por uma máquina e direcionado a um ser humano) é o CAPTCHA (Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart), aquelas letrinhas tortas que a gente tem que copiar pra provar que é humano na internet. (Dada a quantidade de vezes que eu não consigo entender as letrinhas, está provado que eu sou na verdade um robô).

Link para matéria na Folha.

Nenhum comentário: