segunda-feira, 26 de maio de 2008

Life on Mars?


Está confirmado: Marte é feito de brownie!


A sonda Phoenix, da Nasa, pousou ontem no pólo norte de Marte, 10 meses depois de decolar da Terra.
É a primeira vez que uma sonda pousa em um dos pólos do planeta.
A parte mais complicada de missões como essa é o pouso, mas, nesse caso, ele foi considerado quase perfeito. "Nem nos meus sonhos o pouso poderia ter sido melhor", disse o diretor do Projeto, Barry Goldstein.
Em 1999, a sonda Mars Polar Lander, com missão semelhante à da Phoenix, perdeu contato com o controle de terra logo após entrar na atmosfera de Marte.

Mas, a Phoenix chegou lá e já está mandando imagens para a Terra.


Um dos objetivos da Phoenix é procurar por sinais de água líquida do passado e compostos orgânicos que indicariam que o planeta já abrigou vida.
Para isso, seu braço robótico vai recolher amostras do solo e em seguida vai cavar mais alguns centímetros até a dura camada de gelo que está abaixo da superfície. O material coletado será analisado no laboratório a bordo da Phoenix, que tem câmeras, miscroscópios ótico e eletrônico, espectrômetro, laboratório de química e uma estação climática. Espera-se que sejam enviados dados que mostrem a presença de água e outros sinais de vida em Marte.

Numa nota mais frustrante, Marsquatch, o homenzinho de Marte, não estava lá para recepcionar a chegada da Phoenix.

A sonda funcionará por cerca de 3 meses, até o começo do inverno marciano, quando ficará coberta por dióxido de carbono congelado. Ainda assim, existe uma pequena possibilidade do equipamento voltar ao trabalho quando o inverno passar.

Ouça essa música enquanto lê o post:


Mais informações na Wired.

Nenhum comentário: