quarta-feira, 28 de maio de 2008

A evolução do pudim

Enquanto Darwin duvidada da estabilidade das espécies, saboreava um delicioso pudim de muffin, feito por sua esposa. A receita do pudim de muffin, e de vários outros pratos e sobremesas, pode ser encontrada no livro de receitas de Emma Darwin, disponível online. Junto dele estão outros milhares de textos que compõem a biblioteca digital "The Complete Works of Charles Darwin Online".

A grande coleção de manuscritos havia sido doada pela família de Darwin à Biblioteca da Universidade de Cambridge, em 1942, e, agora, a bilioteca resolveu disponibilizar online grande parte dos itens. Entre o material, encontram-se as anotações de Darwin sobre ornitologia, feitas enquanto viajava a bordo do Beagle, e o primeiro rascunho manuscrito de sua teoria sobre a origem das espécies.

Muito do material só vai interessar a historiadores e outros estudiosos. Pra piorar, a letra de Darwin é um garrancho, e dificulta a compreensão dos textos. Mas alguns deles são muito interessantes, como o livro de receitas de Emma, que tem a letra um pouquinho melhor do que a de seu marido.

O livro tem muitas receitas de sobremesas, como pudins, cremes e geléias. Algumas parecem muito boas, como o Muffin Pudding, o Creme à la Victoire e o Lemon Blancmange.

Aí está a receita de Muffin Pudding:

Três muffins, 300 mL de leite [o original diz 'half a pint', 284 ml, pra ser exata], um pouco de canela, casca de limão, água de flor de laranjeira e uma pitada de sal. Coloque os muffins no leite, adicione 3 ovos inteiros e uma colher e meia (sopa) de conhaque e meio pote de cerejas secas. Coloque numa forma e deixe ferver por 3 a 4 horas. Sirva quente, com molho de vinho branco.


O fogão de Mrs. Darwin era à lenha. No seu, deixe menos tempo cozinhando.
Qualquer hora eu vou experimentar.

2 comentários:

André Ramiro disse...

chama o povo pra experimentar junto!
hahaha
bjo

Helen Mendes disse...

hahaah
claro que sim. vc está convidado