sábado, 31 de maio de 2008

Sons de saturno


Anéis de Saturno, como um disco de vinil


A sonda Cassini-Huygens gerou imagens incríveis de Saturno e suas luas. Mas ela também enviou sons captados por lá, e eles são sensacionais. Os sons poderiam facilmente servir de trilha para um filme do Ed Wood, ou um episódio do Star Trek.
Alguns são de arrepiar.

Aí estão eles:


Sons de Enceladus

Os instrumentos da Cassini detectaram uma atmosfera em torno do satélite Enceladus. Esse áudio mostra as ondas de íons presentes no campo magnético do satélite, essas ondas podem informar que tipos de íons estão presentes.


Ecos de radar da superfície de Titan

Esse arquivo foi produzido depois de se converter em sons audíveis alguns dos ecos de radar recebidos pela Huygens durante os últimos quilômetros de sua descida a Titã. À medida que a sonda se aproxima do solo, o tom e a intensidade aumentam. Cientistas usarão a intensidade dos ecos para especular sobre a natureza da superfície de Titã. E também para descobrir que em Titã os videogames são muito atrasados em relação aos nossos, eles ainda estão jogando Enduro, no Atari.


Acelerando pela atmosfera de Titan

Esta gravação é uma colagem de várias amostras de som captadas pelos microfones da Huygens. Este arquivo combinado faz uma reprodução realista do que um viajante a bordo da Huygens ouviria durante um minuto da descida até Titan.


Emissões de rádio de Saturno

Saturno é fonte de intensas emissões de rádio, relacionadas com as auroras nos pólos do planeta. Este arquivo é o som destas ondas, monitoradas pela Cassini.


Emissões de rádio de Saturno

Esse é o meu favorito, é o som mais... espacial. Também são ondas de rádio de Saturno.

As informações e os arquivos vieram daqui: Link

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Poeira colorida



Essa imagem colorida é poeira de casa vista pelo microscópio, com aumento de 115 vezes [mas parece bem mais aumentada, na minha opinião]. É bonitinho, mas ela mostra coisas que dão alergia, como pelo de gato, fibras sintéticas, microorganismos e pólen.

Via Discover Magazine.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

A evolução do pudim

Enquanto Darwin duvidada da estabilidade das espécies, saboreava um delicioso pudim de muffin, feito por sua esposa. A receita do pudim de muffin, e de vários outros pratos e sobremesas, pode ser encontrada no livro de receitas de Emma Darwin, disponível online. Junto dele estão outros milhares de textos que compõem a biblioteca digital "The Complete Works of Charles Darwin Online".

A grande coleção de manuscritos havia sido doada pela família de Darwin à Biblioteca da Universidade de Cambridge, em 1942, e, agora, a bilioteca resolveu disponibilizar online grande parte dos itens. Entre o material, encontram-se as anotações de Darwin sobre ornitologia, feitas enquanto viajava a bordo do Beagle, e o primeiro rascunho manuscrito de sua teoria sobre a origem das espécies.

Muito do material só vai interessar a historiadores e outros estudiosos. Pra piorar, a letra de Darwin é um garrancho, e dificulta a compreensão dos textos. Mas alguns deles são muito interessantes, como o livro de receitas de Emma, que tem a letra um pouquinho melhor do que a de seu marido.

O livro tem muitas receitas de sobremesas, como pudins, cremes e geléias. Algumas parecem muito boas, como o Muffin Pudding, o Creme à la Victoire e o Lemon Blancmange.

Aí está a receita de Muffin Pudding:

Três muffins, 300 mL de leite [o original diz 'half a pint', 284 ml, pra ser exata], um pouco de canela, casca de limão, água de flor de laranjeira e uma pitada de sal. Coloque os muffins no leite, adicione 3 ovos inteiros e uma colher e meia (sopa) de conhaque e meio pote de cerejas secas. Coloque numa forma e deixe ferver por 3 a 4 horas. Sirva quente, com molho de vinho branco.


O fogão de Mrs. Darwin era à lenha. No seu, deixe menos tempo cozinhando.
Qualquer hora eu vou experimentar.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Seu nome na Lua

Você pode escrever seu nome na Lua. O Lunar Reconaissance Orbiter vai decolar em novembro de 2008 para orbitar a Lua durante um ano, e vai levar a bordo um chip com o nome das pessoas que se inscreverem no site da missão. O LRO vai produzir imagens em alta resolução do satélite, numa preparação para a volta do homem à Lua.

Eu já coloquei meu nome e o do Saimon. Eu sei que o chip vai cair lá, ficar coberto de partículas de poeira lunar, (e vai enferrujar :), mas a idéia é legal.


Replicantes - A Lua que mata


segunda-feira, 26 de maio de 2008

Life on Mars?


Está confirmado: Marte é feito de brownie!


A sonda Phoenix, da Nasa, pousou ontem no pólo norte de Marte, 10 meses depois de decolar da Terra.
É a primeira vez que uma sonda pousa em um dos pólos do planeta.
A parte mais complicada de missões como essa é o pouso, mas, nesse caso, ele foi considerado quase perfeito. "Nem nos meus sonhos o pouso poderia ter sido melhor", disse o diretor do Projeto, Barry Goldstein.
Em 1999, a sonda Mars Polar Lander, com missão semelhante à da Phoenix, perdeu contato com o controle de terra logo após entrar na atmosfera de Marte.

Mas, a Phoenix chegou lá e já está mandando imagens para a Terra.


Um dos objetivos da Phoenix é procurar por sinais de água líquida do passado e compostos orgânicos que indicariam que o planeta já abrigou vida.
Para isso, seu braço robótico vai recolher amostras do solo e em seguida vai cavar mais alguns centímetros até a dura camada de gelo que está abaixo da superfície. O material coletado será analisado no laboratório a bordo da Phoenix, que tem câmeras, miscroscópios ótico e eletrônico, espectrômetro, laboratório de química e uma estação climática. Espera-se que sejam enviados dados que mostrem a presença de água e outros sinais de vida em Marte.

Numa nota mais frustrante, Marsquatch, o homenzinho de Marte, não estava lá para recepcionar a chegada da Phoenix.

A sonda funcionará por cerca de 3 meses, até o começo do inverno marciano, quando ficará coberta por dióxido de carbono congelado. Ainda assim, existe uma pequena possibilidade do equipamento voltar ao trabalho quando o inverno passar.

Ouça essa música enquanto lê o post:


Mais informações na Wired.

Primeiro!

Boa noite.

Aí está. Até hoje eu não tinha um blog, apesar de passar bastante tempo na internets.
Vamos ver como será esse, o Cosmonaughty.
Por enquanto, eu imagino que vou preencher esse espaço com notinhas sobre minhas coisas favoritas: rock, ciência e cozinha.
Não sei se tem mais alguém nesse planeta rochoso que goste dessas coisas ao mesmo tempo, e que vai ler isso aqui, mas esse vai ser um passatempo interessante.