segunda-feira, 15 de junho de 2009

Moon

Por falar em isótopos raros, semana passada foi lançado o filme Moon, de Duncan Jones (filho do David Bowie).




No filme, o astronauta Sam Bell vive sozinho há três anos em uma base lunar, para extrair Hélio-3, a principal fonte de energia da Terra. O satélite que ele usar para se comunicar está quebrado, e ele só recebe mensagens gravadas de casa. Sua única companhia na base Sarang é Gerty, um computador ao estilo do HAL 9000. Logo, Sam começa a ter alucinações, e encontra uma versão mais jovem de si mesmo.

Uma matéria na Scientific American diz que o conceito da trama do filme está muito próximo do que alguns pesquisadores acreditam ser uma poderosa - apesar de extremamente difícil - solução para os problemas de energia do nosso planeta. Um engenheiro nuclear vem estudando a possibilidade de explorar o Hélio-3 da Lua há décadas.

A superfície lunar, dizem os defensores da ideia, deve estar carregada com o isótopo de Hélio, que está nos ventos solares. Ele é raro na Terra porque a atmosfera e o campo magnético do planeta desviam grande parte dos ventos solares, mas a Lua é muito mais desprotegida.


Link para matéria da SciAm.

Não sei quando o filme chega por aqui, mas espero que seja logo :)

Trailer:



Site oficial.

Nenhum comentário: