Espero que todos tenham se comportado bem durante o ano, pois o Krampus virá para punir os mal criados.
Krampus é uma criatura que acompanha o Nikolaus em dezembro, assustando e fazendo maldades para as criancinhas que não se comportaram direito, e escondendo seus presentes. Ele também carrega uma cesta para sequestrar os desobedientes e levá-los para as profundezas do inferno!
Video de um polvo fugindo com uma casca de coco, para usa-la como casa. De acordo com o artigo, foi o primeiro exemplo de um polvo usando uma ferramenta. Temam, pois logo os cefalópodes aprenderão a operar rádio e reatores de fissão nuclear.
Essa luz espiralante foi vista hoje pela manhã na Noruega. Parece uma montagem, mas há várias fotos e videos diferentes do fenômeno pela internet. A hipótese dos astrônomos é a de um lançamento de foguete que saiu errado. Perguntaram para a Russia, e ela negou que estivesse conduzindo testes com mísseis ou lançamento de foguetes no momento.
Uma boa explicação neste link, com links para videos e outras fotos: Bad Astronomy
Essa entrada da Wikipedia conta a história de Anatoli Bugorski, um cientista russo que se envolveu em um acidente com um acelerador de partículas em 1978.
Bugorski trabalhava no maior acelerador de partículas soviético, o síncrotron U70. Em 13 de julho de 1978, ele estava verificando uma peça danificada do equipamento quando um acidente ocorreu graças a uma falha de mecanismos de segurança. Bugorski estava inclinado sobre o equipamento quando prendeu sua cabeça na parte através da qual o feixe de prótons estava passando. Ele viu um flash "mais brilhante do que mil sóis", mas não sentiu nenhuma dor. O feixe media cerca de 2 mil grays quando adentrou no crânio de Bugorski, e mais ou menos 3 mil grays quando saiu depois de colidir com o interior de sua cabeça.
Diagrama ilustra o caminho do feixe de prótons na cabeça do russo
O lado esquerdo do rosto de Bugorski ficou super inchado, e descascou nos dias seguintes, deixando visível o caminho que o feixe de prótons (que se movia a velocidade próxima a da luz) queimou em partes do seu rosto, ossos e tecido cerebral. Acreditava-se que 5 a 6 grays eram suficientes para matar uma pessoa, e ele foi levado a uma clínica de Moscou onde os médicos poderiam observar seu esperado fim. Entretando, ele sobreviveu, completou seu doutorado e continuou trabalhando.
Na igreja de Saint-Étienne, em Bar-le-Duc, França, está a figura de René de Chalon, príncipe de Orange, que morreu aos 25 anos. Em vez de imortaliza-lo como um herói padrão, sua esposa (ou ele mesmo, ou os dois) pediu que ele fosse exibido "não como uma figura padrão, mas como um esqueleto em tamanho real com faixas de pele seca pendendo sobre uma carcaça oca, cuja mão direita agarra a caixa torácica vazia, enquanto a esquerda segura seu coração no alto, em um gesto grandioso."
Criada como um corpo em decomposição, com músculos expostos e pedaços de pele se soltando e tudo, a estátua também serviu como um relicário, e já guardou o coração seco do príncipe em sua mão.
A estátua servia como lembrete de que o corpo é temporário e que um dia passaremos dessa para uma melhor.
Um artista achou um destino para as fitas cassete que ficam ocupando espaço em gavetas e caixas de sapato. Ele transforma as fitinhas em crânios e esqueletos humanos e animais.
Esta série de veias foi plastinada, em uma técnica criada pelo Dr. Gunther von Hagens. Um plástico líquido é injetado na corrente sanguínea, quando ela endurece, cientistas podem estudar o sistema como ele é no corpo humano.
É a maior guitarra do universo. O pulsar da guitarra é um corpo estelar que está deixando uma trilha de hidrogênio em forma de guitarra no gás interestelar. Agora a sua origem foi descoberta por uma equipe alemã.
Trabalhos anteriores sugerem que a estrela foi expelida a mais de 1500 km/s. A equipe diz que o caminho do pulsar indica que há 800 mil anos ele foi atirado de um agrupamento de estrelas massivas.
Fósseis de cinco crocodilos foram descobertos no Sahara. Os bichos habitavam o supercontinente Gondwana há 100 milhões de anos, de acordo com o site Futurity, e a maioria andava erguida, como um mamífero terrestre, ao invés de andar com a barriga no chão.
Dois dedos e um dente tirados do corpo de Galileu por fãs no século 18, dados como perdidos, foram encontrados e vão ser expostos em um museu de Florença.
Essa animação começa com um grão de café e vai passando por coisas menores como uma semente de gergelim, uma ameba, uma mitocôndria, até um átomo de carbono.
Clique para entender melhor o tamanho das coisas pequenas.
Se Carl Sagan estivesse vivo, ontem seria seu aniversário de 75 anos. Esse vídeo combina a narração de "Pálido Ponto Azul", imagens históricas e música do Sigur Rós. A combinação é perfeita.
"Look again at that dot. That's here. That's home. That's us. On it everyone you love, everyone you know, everyone you ever heard of, every human being who ever was, lived out their lives. The aggregate of our joy and suffering, thousands of confident religions, ideologies, and economic doctrines, every hunter and forager, every hero and coward, every creator and destroyer of civilization, every king and peasant, every young couple in love, every mother and father, hopeful child, inventor and explorer, every teacher of morals, every corrupt politician, every "superstar," every "supreme leader," every saint and sinner in the history of our species lived there – on a mote of dust suspended in a sunbeam.
The Earth is a very small stage in a vast cosmic arena. Think of the rivers of blood spilled by all those generals and emperors so that, in glory and triumph, they could become the momentary masters of a fraction of a dot. Think of the endless cruelties visited by the inhabitants of one corner of this pixel on the scarcely distinguishable inhabitants of some other corner, how frequent their misunderstandings, how eager they are to kill one another, how fervent their hatreds.
Our posturings, our imagined self-importance, the delusion that we have some privileged position in the Universe, are challenged by this point of pale light. Our planet is a lonely speck in the great enveloping cosmic dark. In our obscurity, in all this vastness, there is no hint that help will come from elsewhere to save us from ourselves.
The Earth is the only world known so far to harbor life. There is nowhere else, at least in the near future, to which our species could migrate. Visit, yes. Settle, not yet. Like it or not, for the moment the Earth is where we make our stand.
It has been said that astronomy is a humbling and character-building experience. There is perhaps no better demonstration of the folly of human conceits than this distant image of our tiny world. To me, it underscores our responsibility to deal more kindly with one another, and to preserve and cherish the pale blue dot, the only home we've ever known."
O ponto azul onde toda a história da Terra se passou. Imagem feita pela Voyager 1 em 1990.
Essa animação do corpo humano como uma indústria, seu maquinário e operários, do artista alemão Henning Lederer, foi inspirada no pôster "O homem como palácio industrial", de Fritz Khan, 1927, e é muito bacana.
Nick Cave lançou um romance em três formatos. The Death of Bunny Munro vem em papel, audio-livro e app para iPhone. No audio-livro, Nick lê a história em cima de uma trilha composta por ele em parceria com Warren Ellis como se fosse a trilha de um filme.
“I am damned, thinks Bunny Munro, in a sudden moment of self-awareness reserved for those that are soon to die.”
A história fala sobre um vendedor obcecado por sexo, que leva seu filho em uma viagem após o suicídio de sua mulher.
É possível ouvir um trecho de The Death of Bunny Munro aqui. E aqui tem uma entrevista com Nick Cave sobre o livro e o video que está abaixo.
Portanto, já tenho um compromisso com Nick Cave neste feriado.
Este site tem uma coleção de imagens sensacionais de Saturno durante o equinócio, feitas pela sonda Cassini. Definitivamente meu planeta favorito do sistema solar.
A Lua Prometheus e sua perturbação no anel F de Saturno
Titã fracamente iluminada enquanto era eclipsada pelo planeta. Parece tirada do set de algum filme do Ed Wood.
A segunda edição da revista de divulgação científica Sem Fronteiras está disponível online. Se alguém quiser um exemplar impresso, mande uma mensagem para revistasemfronteiras@seti.pr.gov.br
Em 1977, duas naves Voyager foram lançadas da Terra levando um disco contendo sons e imagens da vida no planeta. O Voyager Golden Record é uma mensagem para alienígenas inteligentes ou terráqueos do futuro que por acaso encontrem o disco.
Neste site é possível ver todas as fotos enviadas.
Foto mostra aos aliens os atos de lamber, comer e beber.
Self é uma escultura congelada da cabeça do artista, feita com 4,5 litros de sangue congelado retirado do próprio corpo do escultor em um período de 5 meses. Esse trabalho é repetido a cada 5 anos e será um registro único do processo de envelhecimento do artista. Ew.
A Blood Lamp, feita pelo designer holandês Mike Thompson, é uma lâmpada que contém luminol, um químico usado em cenas de crime para revelar manchas de sangue.
Na presença de sangue, o luminol produz uma luz azul clara, produto da reação do oxigênio presente nas hemoglobinas com o químico.
Se a energia que usamos tivesse um impacto mais direto em nosso corpo, nós pensaríamos mais sobre nossos modos de consumo? Com essa lâmpada, o designer quer fazer a pessoa ponderar sobre a necessidade de luz, e força-la a repensar o quanto desperdiça energia, e como ela nos é preciosa.
A melhor tira da internet sobre romance, sarcasmo, matemática e linguagem foi lançada na forma de livro. XKCD: volume 0 só pode ser comprado online, e uma parte dos lucros vai para a construção de uma escola no Laos.
Em 1997, microfones subaquáticos no Pacífico captaram sons muito estranhos. Durante um minuto, a frequência aumentava rapidamente, depois desaparecia. O som apareceu algumas vezes nos meses do verão, e depois nunca mais. Ninguém sabe de onde veio o som, agora conhecido como "The Bloop". Ele parece um som produzido por animal, mas é muito mais alto do que qualquer canto de baleia.
Outro som misterioso captado no mesmo ano é o "Slowdown", que durou 7 minutos em uma frequência descendente, e com amplitude suficiente para ser ouvido a 2000 Km. Esse tipo de sinal nunca foi ouvido antes ou depois disso.
Nesse vídeo, o Canon 1 a 2 da Musikalisches Opfer, de Bach (1747), é colocado em uma fita de Moebius e tocado em duas direções simultaneamente. Esse é um canon 'caranguejo', ou seja, é um palíndromo. Essa animação é muito divertida para acompanhar a leitura de Gödel, Escher, Bach (Douglas Hofstadter).
A Musikalisches Opfer é uma coleção de canons e fugas compostos por Bach com base em um tema dado pelo rei Frederick II da Prússia, e dedicada a ele. A composição é complexa e genial, e inclui enigmas para serem resolvidos pelo intérprete.
As fantásticas ilustrações feitas pelo biólogo alemão Ernst Haeckel em seu livro Kunstformen der Natur (Formas de Arte da Natureza), de 1904, foram transformadas em fractais através de um gerador de fractais. As formas ficaram muito bonitas:
O inferno de Dante vai ganhar uma versão em video game, em que o jogador faz o papel de Dante (em super boa forma) na sua jornada pelos 9 círculos do inferno para libertar sua amada Beatrice.
No site do jogo é possível explorar os primeiros círculos do inferno (limbo, luxúria e gula). Cada dia 9 um novo círculo será apresentado.
"Homens que passam alguns minutos na companhia de uma mulher atraente vão pior em testes feitos para mensurar a função cerebral do que aqueles que conversam com alguém que não acham atraente. Isso leva a especulação de que os homens usam tanto de sua função cerebral ou dos processos cognitivos tentando impressionar a bela mulher, que pouco resta para outras atividades."
A Wired publicou algumas receitas de bebidas como Romulan Ale, Princess Leia e o Pan-Galactic Gargle Blaster, cujo efeito é "como ter seu cérebro esmagado por uma fatia de limão colocada em volta de uma grande barra de ouro" - diz o Guia do Mochileiro das Galáxias.
Se o David Bowie estiver meio sem inspiração para compor, ele pode aproveitar a ajuda de um software de análise linguística e um professor de psicologia.
O psicólogo Nick Troop aplicou o programa nas letras de David Bowie, procurando padrões entre os temas das músicas e as posições que elas ocuparam nas paradas de sucesso. O programa gerou, então, letras para uma nova canção, que Troop chamou de "Team, meet girls; Girls, meet team".
O psicólogo descobriu que as canções mais positivas do cantor ocuparam o topo das paradas por mais tempo do que aquelas sobre morte, por exemplo.
O estudo é mais uma análise quantitativa das palavras usadas por Bowie do que uma interpretação qualitativa do significado delas.
Troop afirmou que essa é "a canção ideal de Bowie para a saúde e o sucesso". Meh.
Essa caixa de música usa uma fita perfurada com a forma de uma fita de Möbius. O instrumento toca a música uma vez, e então a toca novamente em reverso e de ponta-cabeça, criando um looping infinito de música.
O artista Scott Musgrove, de Seattle, criou uma galeria de animais fantásticos extintos que existem apenas na sua imaginação. Os animais do mundo de Musgrove estão no livro The Late Fauna of Early North America, que será lançado neste mês.
Visualização das viagens no tempo de vários filmes e programas de TV:
Clique para ver o gráfico inteiro e ler o post
Se o gráfico incluísse livros, tenho certeza que O Fim da Eternidade seria a história em que os personagens viajam mais longe no tempo; lá, os viajantes podem ir até o século 150 mil.